A Odontogeriatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa de idade. Esta área é uma nova área de especialidade odontológica e sua existência se dá principalmente à dois fatos: primeiro, pois o número de idosos aumentou muito em razão do avanço da medicina moderna bem como pela utilização de medidas preventivas, as quais influenciaram diretamente o aumento de sobrevida da população.
Diversos problemas se dão quando a pessoa é idosa: problemas bucais que comprometem o sistema digestivo, a falta de dentes que aumenta o risco de câncer, infarto e derrames cerebrais e além disso, as doenças sistêmicas prevalentes no idoso.
Isto porque, diversas mudanças ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo e, na boca, não é diferente, vez que, entre outros fatos, as mucosas ficam mais finas e sensíveis, a coloração dos dentes podem mudar, a produção de saliva pode diminuir em razão de efeitos colaterais de medicamentos – sintoma conhecido como xerostomia.
Tudo isto demonstra o quanto é importante não deixar a saúde bucal em segundo plano, mesmo quando idoso, pois é justamente nesta fase em que os cuidados devem redobrar.