A cárie é um dos problemas dentais mais conhecidos. Ela precisa ser tratada corretamente para não levar a quadros graves, que exigem tratamento de canal ou extração do dente. Aqui, a restauração dental é a principal solução, mas pode gerar algumas dúvidas entre os pacientes.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é cárie, quais riscos ela oferece e como funciona a restauração dental. Confira!
O que é cárie e quais são os sintomas?
A cárie é uma das principais causas da dor de dente. Ela é causada pelas bactérias presentes na boca, que produzem um ácido capaz de destruir o esmalte do dente. Com o avanço do problema, a cárie pode atingir as regiões internas, como a dentina e a polpa. Isso faz com que a pessoa sinta mais dor.
Os sintomas variam conforme o estágio de evolução do problema. No início, podem surgir algumas manchas escuras, que indicam a deterioração do esmalte dentário. Quando atinge tecidos mais profundos, as marcas ficam maiores. Ao atingir a dentina, o paciente costuma sentir dor e sensibilidade no dente.
Quando fica mais profunda, chegando à polpa do dente, é comum que a dor se torne intensa e contínua. Portanto, é fundamental tomar algumas precauções:
- Mantenha uma rotina de higiene bucal.
- Faça visitas regulares ao dentista.
- Marque uma consulta diante de qualquer alteração no sorriso.
O ideal é que a remoção da cárie seja feita nos estágios superficiais. Em seguida, deve ser realizada a restauração dental com o preenchimento da cavidade. Contudo, caso tenha atingido o interior do dente, é preciso fazer o tratamento de canal. Em situações mais graves, pode ser necessário fazer a extração.
Tipos de cárie
Existem três tipos de cáries que podem surgir no paciente, de acordo com a região em que ela aparece:
- Coronária: é a mais comum, que atinge a superfície de mastigação ou o espaço entre os dentes – a coroa do dente.
- Radicular: pode ocorrer quando a gengiva sofre retração e expõe parte da raiz do dente.
- Recorrente: acontece quando a cárie surge em volta de restaurações e áreas já tratadas.
Como a restauração dental pode ajudar?
A restauração dental é o procedimento realizado para reconstruir o dente danificado por fraturas, traumas ou cárie. No último caso, ela é feita após a retirada dos tecidos deteriorados com o uso de brocas. Isso cria espaços e cavidades nos dentes tratados.
Depois de retirar toda a lesão, o dentista faz uma limpeza completa da região. A seguir, preenche a cavidade que surgiu com materiais específicos para a restauração – geralmente resina composta ou porcelana.
Essa vedação deixa o dente com uma aparência natural, recuperando o formato e as funções originais. Também evita a infiltração de bactérias, que podem acarretar outros problemas bucais.
Esse é o único tratamento existente?
Não. Tudo depende do estágio em que a cárie se encontra. No estágio inicial, que consiste apenas em uma mancha branca, é possível que o tratamento seja feito com outras alternativas. Por exemplo, o dentista pode aplicar gel fluoretado e recomendar ao paciente cuidados de higiene mais rigorosos.
Contudo, essa opção não retira a mancha do dente. Se o paciente deseja a melhoria estética, o ideal é realizar a limpeza com a broca e efetuar a restauração. Nesse caso, converse com o profissional para entender as opções e garantir a melhor opção delas para o seu caso.
Há também as situações em que a cárie está em estágios avançados. Nesse ponto, ela atingiu as camadas mais profundas do dente, chegando à polpa. Assim, o paciente vai precisar fazer um tratamento de canal.
Inicialmente, esse tratamento consiste em remover a polpa do dente. Depois disso, o dentista limpa a região e preenche a cavidade, para garantir que ela fique vedada.
Como é possível prevenir a cárie?
A principal maneira de lidar com o problema é investir na prevenção e cuidar da saúde bucal. Para isso, existem algumas dicas fundamentais que você pode adotar no dia a dia. Veja:
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia.
- Use fio dental diariamente.
- Utilize produtos de higiene bucal que contenham flúor.
- Reduza o consumo de açúcar.
- Visite o dentista regularmente, pelo menos uma vez por semestre.
Nas consultas periódicas, é possível realizar a limpeza profunda do dente. Além disso, você pode também aplicar flúor, caso seja necessário, o que ajuda na prevenção da cárie. Sem contar que essa prática aumenta as chances de identificar o problema em seus estágios iniciais.
Agora você já sabe mais sobre a cárie e como a restauração dental pode tratar o problema. Por isso, não se esqueça de investir na prevenção. Uma boa higiene bucal e visitas ao dentista podem evitar o surgimento de diversas doenças, garantindo um sorriso mais saudável.