A Melhor Rotina de Higiene para seus Dentes é essencial para prevenir as principais doenças bucais. Você sabe quais são elas? Um ponto importante é que esses problemas podem afetar pessoas de todas as idades, por diferentes fatores. Assim, conhecer essas doenças, as causas e as formas de prevenção é essencial para manter uma higiene para seus dentes e ter o seu sorriso saudável. Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais doenças bucais, explicando as causas, os tratamentos e como evitá-las.
1. Halitose
A halitose ou, como é mais conhecida, o mau hálito acontece quando um odor desagradável é exalado pela boca. Muitas vezes, trata-se apenas de falta de higiene oral, mas pode ser resultado de outros problemas de saúde. Por exemplo:
- boca seca ou xerostomia;
- placa bacteriana;
- saburra lingual, quando a língua fica esbranquiçada ou amarelada;
- gengivite;
- periodontite.
O primeiro cuidado para a prevenção é a higiene bucal, já que ela evita diversas doenças. Além de impedir complicações na saúde, a prática também é essencial para a autoestima e a qualidade de vida. Porém, pode ser necessária a intervenção do dentista. Ele identifica outros problemas que causam a halitose e indica os tratamentos corretos.
2. Placa bacteriana
Apesar de não ser exatamente uma doença, ela é uma das principais causas dos problemas bucais. Por isso, é preciso atenção para preveni-la e tratá-la aos primeiros sinais. Essa placa é formada em razão do acúmulo de resíduos de comida, que servem de alimento para as bactérias.
Trata-se de um biofilme, como se fosse uma película transparente, formado pelas bactérias no esmalte dentário. Quando elas se acumulam – devido aos resíduos que ficam nos dentes quando a higiene bucal é mal feita –, diversos problemas podem se desenvolver.
O principal sintoma notado pelo paciente é a sensação de dentes ásperos. Essa aspereza pode ser sentida ao passar a língua pela superfície dos dentes. Tal textura contribui para aumentar a placa bacteriana.
Se não for tratada, a placa bacteriana pode formar o tártaro ou cálculo dental. O cálculo dental é uma película densa e calcificada que amarela o dente e pode evoluir para outros problemas. Por isso, é fundamental procurar o dentista para fazer a profilaxia. Confira!
3. Cáries
A cárie é uma das principais doenças bucais e também uma das causas da dor de dente. Decorre das placas bacteria nas formadas pelo acúmulo de alimentos nos dentes, degradando a região.
Isso acontece de forma progressiva – então, no início, a doença não é aparente. A cárie começa destruindo a região do esmalte do dente, de forma pequena e localizada. Mas, com o avanço dessa condição, ela pode atingir as partes internas, como a dentina e a polpa. Isso faz com que a pessoa sinta mais dor.
O ideal é que o tratamento seja iniciado nos estágios superficiais, com a remoção da cárie e a restauração da cavidade. Contudo, caso ela tenha atingido o interior do dente, é preciso fazer o tratamento de canal. E, em casos mais graves, é necessário realizar a extração.
4. Gengivite
A gengivite é outro problema que está entre as principais doenças bucais. Trata-se de uma inflamação que afeta a região da gengiva. Essa condição é provocada pelas bactérias que ficam próximas dessa área devido à falta de atenção com a higiene oral.
Essas bactérias liberam ácidos quando consomem os resíduos de alimentos que permanecem nos dentes. Por esse motivo, o organismo precisa agir, e isso gera a inflamação. O primeiro sintoma costuma ser o sangramento durante a escovação – mesmo quando ela é feita corretamente, com escovas de cerdas macias e sem força excessiva.
A região também fica mais vermelha e inchada do que o restante da gengiva. Com a evolução do quadro, a halitose surge. E, quando o paciente se alimenta, pode sentir um gosto ruim que não está relacionado à comida.
5. Periodontite
Quando a gengivite não é tratada, ela pode evoluir para um quadro mais grave. Ou seja, pode causar inflamação ou infecção no osso que suporta os dentes – a chamada periodontite. Essa doença causa sangramentos mais acentuados, dor, sensibilidade e desconforto para o paciente.
A periodontite afeta os tecidos de sustentação dos dentes e gera o desgaste dos ossos. Com o tempo, os dentes ficam moles, e, em casos mais graves, pode ocorrer a perda dental. Inclusive, essa é a principal causa de perda dental em adultos. Com o aumento da inflamação, a halitose se torna bastante comum, causando mais incômodos ao paciente.
Previna-se!
Conhecendo as principais doenças bucais, fica mais fácil adotar uma rotina de cuidados e de prevenção. Isso é feito com uma boa higiene diária e com visitas periódicas ao dentista. Além disso, caso note qualquer alteração nos dentes, agende uma consulta. Garanta o diagnóstico precoce e reduza os impactos do problema no seu sorriso.