Cirurgia
Extrações: Recomendamos a extração de dentes inclusos ou que nasceram apenas parcialmente. Pois as bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção, a qual pode se estender para o osso adjacente e tornar-se um problema ainda mais sério. Os dentes inclusos continuam tentando atravessar o tecido da gengiva mesmo quando não há espaço suficiente para acomodá-los. A constante pressão causada por esta tentativa de erupção pode acabar afetando as raízes dos dentes vizinhos. Remover um dente incluso pode evitar uma infecção, danos aos dentes e osso adjacentes, além de evitar um sofrimento futuro.
Implantes: O implante dentário é necessário quando ocorre a perda de algum dente, substituindo-o e devolvendo a sua estética e funcionalidade.
Para se colocar os implantes é necessário passar por uma cirurgia
onde o profissional requisitará inicialmente exames laboratoriais e de imagem, para maior segurança.
A cirurgia ocorre em duas etapas: na primeira é colocado o implante no lugar das raízes, depois deve-se esperar de 4 a 6 meses para que aconteça a osseointegração, se inciando, assim, a segunda etapa que consiste na colocação das próteses sobre os implantes.
Como já dito, o implante é a melhor solução para quem deseja maior estabilidade e segurança, chegando a durar durante aproximadamente 20 anos, em se tratando de um paciente em condições normais de saúde.
Enxerto: No momento em que o paciente não possui um suporte ósseo suficiente, os enxerto ósseos se fazem necessários. Varias são as razões da reabsorção daquele osso do rebordo dentário. A odontologia moderna consegue reverter isso com inúmeras técnicas, seja com osso do próprio paciente, de banco de ossos ou com osso liofilizado granulado ou em bloco. Usamos os seguintes tipos de enxertos: autógenos, homólogos, heterógenos, aloplásticos ou mistos, sendo que sua utilização seja para previnir que o tecido mole cresça e invada o espaço que irá servir para o implante, mas sobretudo, que sirva de guia para a formação óssea e para a cicatrização.Os materiais utilizados nestes procedimentos devem atender a duas exigências fundamentais, como serem imunologicamente inativos e fisiologicamente estáveis, para não causar rejeição ou transmissão de doenças.
Levantamento de seio: é um processo que auxilia na reabilitação
da arcada dentária, restaurando osso perdido com seu próprio osso natural. O Levantamento de seio (Sinus Lift) projeta a elevação do seio maxilar com enxerto ósseo, que através de procedimento cirúrgico visa aumentar a quantidade de osso na região posterior da maxila. Atualmente os implantes dentais, estão sendo usados em grande número de pacientes desdentados (totais ou parciais). No entanto, é necessário uma quantidade mínima de tecido ósseo para a inserção de um implante com comprimento e espessura seguros para suportar as forças oclusais; o que nem sempre é Por isso, técnicas de aumento de rebordo alveolar e levantamento de seio maxilar foram desenvolvidas para viabilizar a reabilitação.
Plástica Gengival: A beleza não requer perfeição, mas simetria. A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. A gengivoplastia, como é chamada, é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso.