Endodontia
Endodontia em linhas gerais, é o ramo da odontologia que trata da etiologia, diagnóstico, terapêutica e profilaxia das doenças e lesões que afetam a polpa dentária e a raiz dentária, bem como o tecido periapical.
O que é isso? é o estudo da parte interna do dente, o qual é composto pela polpa – que é um tecido conjuntivo especializado, que localiza-se no interior do dente, interligado com a dentina -, dentina – tecido conjuntivo avascular, mineralizado, que forma o corpo do dente, suportando, e inclusive compensando a fragilidade do esmalte – e a cavidade pulpar – espaço presente dentro do dente e que se limita a toda sua extensão por dentina, exceto ao nível do forame ou foraminas, ou forames apicais.
Mas qual é a real função da Endodontia?
Salvar dentes. Essa é a sua função, quando as bactérias comprometem a polpa do dente como consequência de cárie ou de
trauma causado por um acidente.
Mas, ao contrário do passado, quando a intervenção de canal era associada à dor, hoje, a evolução dessa especialidade trouxe vários benefícios e possibilidades, das quais a principal e alegria de muitos:
A intervenção no canal, agora, é quase que indolor.
Esse é o resultado da aplicação de anestesia correta para cada caso e do trabalho de profissionais altamente capacitados, que manejam habilmente recursos tecnológicos utilizados durante uma microcirurgia, como microscópio, ultrassom e localizador apical (instrumento de precisão que localiza e limpa todo o espaço ocupado pela polpa do dente).
Além de um procedimento sem dor, o avanço da especialidade reduziu em muito o tempo de um tratamento de canal. Se antes eram necessárias até quatro idas ao dentista, hoje chega a ser finalizado em apenas uma visita de até duas horas.