Outros Tratamentos
É a especialidade da odontologia que realiza o chamado “tratamento do canal dentário”. No interior de todo dente existe um espaço onde encontramos a parte vital, a polpa dentária, composta principalmente por tecidos conjuntivos, nervos e vasos sanguíneos que durante o tratamento o tratamento endodontico são removidos e substituidos por um material termoplástico que preenche o interior do dente.
Quando a polpa é infectada por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodonticas, o tratamento endodontico (ou desvitalização) está indicado, gerando uma inflamação, que na maioria das vezes, causa dores intensas. Em outros casos há somente uma sensibilidade prolongada decorrente de variações térmicas de frio ou calor.
Uma outra manifestação característica de problema endodôntico, é o aparecimento de uma bolinha, que pode ter coloração amarela ou vermelha, na gengiva próxima ao dente problemático. Cujo nome é “fístula”, causada por uma infecção no ápice dental.
Implantes Dentais: O Implante Dental é realizado quando já se perdeu o dente e a raiz. No lugar da raiz é colocado um pino de titânio, que é um material bem aceito pelo organismo, e sobre esse pino são colocados dentes artificiais. Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata que pode ser realizada quando indicada em casos bem específicos. A implantodontia atua no que existe de mais moderno na área de reabilitação, levando em conta a preservação das estruturas remanescentes ósseas, a função e o conforto do paciente.
Odontopediatria – Bebes e Crianças: O acompanhamento periódico oferecido pela clinica evitará que as crianças cresçam com problemas bucais que vão além da Cárie e desalinhamento dos dentes. Em muitos casos as crianças sem acompanhamento de um profissional mastigam de forma incorreta por causa de um desequilíbrio funcional entre maxila e a mandíbula. Outras respiram inadequadamente pela boca, o que trás imensos prejuízos em seu crescimento e qualidade de vida. Outro diferencial do Clinica é o atendimento à gestante, conhecido como Pré-natal Odontológico – consulta essencial para evitar infecções na gengiva que afetam a saúde do bebê. Esse é o momento em que a futura mamãe receberá orientações de cuidados do filho, assim que ele nascer. Crianças e adolescentes devem visitar o dentista a cada 6 meses para prevenir as cáries e outros problemas dentais. Frequentemente nós conseguimos identificar e parar uma cárie no começo, sem a necessidade de uma restauração.
Odontoherbiatria: Odontohebiatria é a odontologia que cuida do adolescente, mas na verdade ela é a mesma odontologia praticada para qualquer pessoa, porém o que difere é essa pessoa que vai receber o tratamento e que está em uma fase de grandes mudanças tanto no aspecto físico, como biológico e emocional. O nome vem da deusa da juventude na mitologia grega: Hebe. Segundo a Organização Mundial da Saúde a adolescência vai dos 10 aos 19 anos e é nessa fase que começa a puberdade, quando os meninos e as meninas começam a experimentar mudanças em seus comportamentos, com os hormônios entrando em ebulição. Mas as mudanças, apesar de comuns, não são tão fáceis de administrar. A conquista pela independência é diária, novas descobertas, a busca pela autoafirmação, os questionamentos, as dúvidas estão ali e acontecem a todo momento. Até por isso a adolescência é conhecida, talvez maldosamente ou impacientemente como “aborrescência”. E por isso temos profissionais preparados para lidar com esses casos.
Odontogeriatria: É o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.
Pacientes especiais: portadores de necessidades especiais (Adultos e crianças) que apresentam limitações físicas, mentais, sensoriais, emocionais, de comportamento, crescimento ou médicas e que as impedem de ter um atendimento odontológico convencional.
Tratamento da Disfunção da ATM / Dor Orofacial / DTM disfunção Temporo Mandibular: ATM é a abreviatura de “Articulação Temporo Mandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido (clique), por si só, já traduz problemas de disfunção de ATM. A causa principal da necessidade do tratamento da disfunção de ATM é a Maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), e um dos causadores pode ser o stress, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou colaborar no seu aparecimento. Para que se tenha idéia sobre a importância do tratamento de disfunção da ATM e desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefáleia (dor de cabeça) crônica são provenientes de disfunção de ATM.