Cuidados Necessários Pós-implante Dentário

Pós-implante Dentário

Você sabia que a perda de um ou mais dentes pode trazer prejuízos à saúde bucal? E que, além disso, abala a autoestima e a autoconfiança? Felizmente, o problema tem solução: o implante dentário. Pensando nisso, você sabe quais são os cuidados pós-implante dentário?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem deseja passar pelo procedimento. Também é a sua? Então você está no lugar certo. Elaboramos com cuidado este conteúdo, que conta tudo o que você precisa saber para ter uma boa recuperação e sucesso no tratamento. Continue a leitura e confira!

 

Por que é importante manter os cuidados pós-implante dentário?

Como toda cirurgia, o resultado do implante dentário não depende somente do profissional. Obviamente, é preciso contar com um implantodontista competente e qualificado, mas os cuidados no pós-operatório são essenciais.

Embora o implante dentário seja um procedimento cirúrgico com baixo risco, é algo delicado e que merece muita atenção. Não manter os devidos cuidados pode gerar complicações, como inflamações, infecções e até mesmo rejeição do implante. Por isso é tão importante se preocupar com os cuidados pós-implante.

 

Quais são os cuidados pós-implante dentário?

Apesar de imprescindíveis, os cuidados pós-implante dentário não são complicados. Muito pelo contrário, são atitudes simples, mas que fazem toda a diferença no resultado da cirurgia. Veja quais são.

Descanso

O repouso após a cirurgia é fundamental para a recuperação e a cicatrização, pois evita sangramentos, inchaços e infecções. Quando falamos em descanso, nos referimos ao repouso total, principalmente nas 48 horas após o procedimento cirúrgico.

Nem mesmo as tarefas mais simples do dia a dia podem ser feitas. Também é necessário:

  • Evitar abaixar a cabeça.
  • Usar um travesseiro mais alto na hora de se deitar.
  • Não se deitar sobre o lado do rosto em que o implante foi fixado.

Medicamentos

Quando o paciente volta para casa após a cirurgia, terá uma lista de medicamentos prescritos pelo implantodontista. Esses remédios têm o objetivo de aliviar a dor e reduzir a inflamação. Caso precise trocar a medicação, consulte previamente o profissional. A automedicação não é indicada: pode causar prejuízos à saúde e comprometer o sucesso do implante dentário.

Limpeza bucal

Esse é outro dos principais cuidados pós-implante. Algumas pessoas ficam preocupadas com a higienização bucal no pós-operatório, pois têm receio de machucar a região. Nas primeiras 72 horas após o procedimento, é indicada uma limpeza mais suave, sem qualquer bochecho.

Além disso, é preciso evitar a escova no local do implante. Passado o período, o implantodontista pode prescrever um antisséptico para ser usado em toda a cavidade bucal.

Compressas geladas

Provavelmente, o profissional orientará o paciente a aplicar compressas geladas com o objetivo de amenizar a dor e o inchaço. Sendo assim, pode-se usar:

  • bolsa de gel própria para compressa;
  • pano úmido com água bem fria;
  • saco com gelo envolto em uma toalha, para evitar queimaduras.

Esse procedimento deve ser feito durante 2 dias. Lembrando que, se houver muita dor ou sangramento, é importante buscar ajuda do dentista para orientações de como proceder.

Alimentação especial

A alimentação do paciente deve ser especial nos primeiros dias após a cirurgia. Isso porque o esforço realizado na mastigação pode prejudicar a cicatrização e, consequentemente, o resultado do implante.

Sendo assim, somente líquidos gelados são permitidos nas primeiras 24 horas. Com o passar dos dias e uma boa recuperação, alimentos cremosos e em temperatura ambiente podem ser incluídos no cardápio – desde que o paciente não mastigue do lado do implante.

Por fim, é imprescindível não consumir:

  • alimentos quentes;
  • alimentos duros e de consistência mais resistente;
  • bebidas ácidas e gasosas.

Acompanhamento profissional

Há quem pense que, após a cirurgia de implante, não é mais necessário fazer o acompanhamento com o implantodontista. Mas isso é um engano. É importante manter as consultas regulares – pois o profissional avaliará como está a recuperação, a cicatrização, as condições do implante e a saúde bucal no geral.

Aliás, vale dizer que, independentemente de ter colocado um implante ou não, é importante visitar o dentista regularmente. Assim, é possível prevenir doenças bucais e detectar problemas ainda no início, quando há mais chances de tratamento.

Cuidados gerais

Além desses cuidados pós-implante, existem outras orientações que devem ser seguidas para evitar problemas. Por exemplo:

  • não se expor ao sol;
  • não praticar atividades físicas durante os 10 primeiros dias;
  • não fumar;
  • não consumir bebidas alcoólicas;
  • evitar assoar o nariz;
  • não roer unhas.

implante dentário é a melhor maneira de devolver autoestima e qualidade de vida aos pacientes que sofreram perda dentária. Embora seja uma cirurgia de baixo risco, é preciso manter todos os cuidados pós-implante. Eles garantem o sucesso do procedimento e um sorriso bonito, saudável e funcional.Você sofre com a perda de dentes e deseja ter qualidade de vida? Então não espere mais e agende uma avaliação profissional!

Share: