Prevenção

Profilaxia: A profilaxia dental é uma LIMPEZA profissional dos dentes. Este procedimento visa à prevenção de doenças gengivais e dentárias, como por exemplo, a CÁRIE e a GENGIVITE, pois os causadores dessas doenças – placa bacteriana e tártaro – são removidos. Além disso, durante a limpeza é possível remover as manchas dos dentes, causadas por alimentos e bebidas pigmentados, como café, chás, vinho, refrigerantes e também pelo fumo.

Periodontia: a doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta os dentes. Problemas relacionados a gengiva, incluindo o tecido ósseo (que circunda os dentes) e os ligamentos que unem esse sistema complexo, não se restringem à halitose (mau hálito). Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal. Perda de dentes é um deles. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite e/ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido

ósseo e os ligamentos. Esses problemas são tão graves que não se limitam à boca, mas têm relação direta com outras enfermidades. A inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se tornar uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes. O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada.

O segundo passo é treinar o paciente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região: a partir do uso correto de fio dental e da escova, até indicação de acessórios mais adequados ao seu perfil. Para completar esse “resgate” da saúde das gengivas e de seus sistemas, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.

Esta especialidade é também a responsável pela plástica gengival. Por meio de microcirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou feito enxerto nos casos de raízes expostas.

Cirurgia Através da cirurgia bucal podemos tratar muitas doenças, traumas e deformidades faciais.Extrações, diminuição no volume das gengivas, implantes osseointegrados, entre outros, são

considerados cirurgias menores e normalmente são feitas em consultório.
Cirurgias maiores, como por exemplo, politraumatismos, cirurgia ortognática e tumores de grandes proporções geralmente são feitas em ambientes hospitalares.

Pré agende a sua consulta com a nossa clinica agora mesmo!